Orquestra Juvenil
A Banda da SFRMS teve num passado ainda recente agrupamentos musicais juvenis. No entanto, estando estes sempre dependentes da existência de novos aprendizes, que por vezes não eram em número suficiente para tornar estimulante um trabalho musical em conjunto, tiveram em suspenso as suas atividades.
Orquestra Juvenil da SFRMS na sua apresentação atual, fez a sua primeira atuação pública em 24 de março de 2018. Surgiu pelo aumento do número de alunos da escola de música e com a necessidade de preparar os jovens executantes para uma leitura musical em conjunto.
Tendo o ensino da música na SFRMS o objetivo de preparar novos elementos para incorporar a Banda, serve a Orquestra Juvenil de berço das novas gerações de músicos. Na preparação musical destes jovens músicos, faz-se uso de um repertório variado, estimulante e que se pretende que contenha vários géneros musicais, sempre adaptado às capacidades técnicas individuais, pretende-se que, de uma forma paulatina, mas consistente, os jovens executantes se iniciem numa prática de conjunto regular, onde são trabalhados aspetos musicais relevantes como a afinação, o som e a interpretação musical.
Os trabalhos da Orquestra Juvenil são dirigidos pelo maestro Fernando Magalhães, tendo a colaboração dos chefes de naipe da própria orquestra juvenil e dos professores da Escola de Música.
São atualmente professores na Escola de Música da SFRMS:
Fernando Magalhães – professor das “madeiras”;
Rui Correia – professor para os “metais”;
Jaison Fernandes – professor de percussão.