A Orquestra Ligeira da SFRMS teve a sua primeira apresentação pública em 27 de outubro de 2001. Surgiu da vontade dos músicos da Banda Filarmónica, da boa vontade, empenho e colaboração do maestro Abílio Ramos e do patrocínio da direção da sociedade. O projeto visava proporcionar aos associados e ao público em geral, momentos únicos de entretenimento musical.

Desde a sua criação, a Orquestra Ligeira da SFRMS é um caso de sucesso, muito estimada pelos seus associados e apreciada por uma assistência cada vez mais fiel ao seu “swing” e pretende que em cada atuação o seu público saia com vontade de voltar.

Apesar do amadorismo dos seus elementos, o seu repertório vai do pop ao swing e do fado ao rock, sempre fiel à música nos seus vários estilos, não descura, no entanto, a música portuguesa, executando em todos os seus concertos temas em português, demonstrando a qualidade da nossa música ligeira, dos nossos compositores e arranjadores.

A Orquestra Ligeira da SFRMS é composta por 18 elementos. Foi dirigida de outubro de 2001 a junho de 2013 pelo maestro Abílio Ramos, sendo a partir de julho de 2013 até à atualidade dirigida polo maestro Fernando Magalhães.

Orquestra Ligeira